sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Além do próprio umbigo


Vou começar esse post fazendo uma pergunta que normalmente ninguém faz. Você gosta do seu umbigo? Já olhou para ele, tipo olho no olho? Se você é homem certamente estará nem aí, caso tenha um daqueles para fora. Enquanto que para nós mulheres ter um umbigo bonito é sinônimo de preocupação que vem desde o nascimento. E se você tem um bem bonitinho não se esqueça de agradecer a sua mãe antes de continuar lendo esse desabafo.

É fato que muitas mamães morrem de medo só de ouvir a palavra. E comigo, marinheira de primeira viagem, não poderia ser diferente. Agora vai fazer o pai entender isso. Toda vez que compartilho com o Claudio a minha aflição, posso ouvir os seus pensamentos mais íntimos: “Ai meu Deus, lá vem ela com a história do umbigo. Essas mulheres se preocupam com cada coisa! (risos)”

Fala sério, bate aquele friozinho na barriga só de pensar que na hora de trocar a fralda posso machucar. Já me disseram inúmeras vezes que o umbigo do bebê não dói, que essa região só precisa ser bem cuidada, e que na hora do banho do bebê é para lavar bem o local com água e sabão, cotonete e álcool a 70% (daquele vendido em farmácia). E pronto: com o passar dos dias é só esperar que o umbigo ficará seco e cairá.

Lição de casa decorada. No entanto, até que caia, ele estará lá na barriguinha linda da minha filha, olhando para mim de forma enigmática. Dizendo que, se eu não cuidar dele, minha filha me culpará para o resto da vida.

Deixando a estética de lado (e tentando defender a causa diante do pai), é importante destacar que aquele pedacinho é o que restou do cordão, que ligou o organismo do bebê ao da mãe durante a gravidez. Tudo bem que irá secar e cair, mas não podemos deixar de vê-lo quase como uma ferida.

As mamães hão de concordar comigo que o tal buraquinho enigmático simboliza a dependência do nosso filho conosco. Poxa, foi por ele que o alimento, o oxigênio foram conduzidos. E o papai Claudio, que logo entrará para o time dos cortadores de cordão umbilical, não pode ignorar que ter o próprio umbigo é sinônimo de autonomia. Se for bonito melhor ainda, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, a preocupação é mais que fundamentada. Por isso, comandarei um rigoroso estado de limpeza para evitar infecções, até que o resto seja providenciado pela própria natureza. Afinal, o umbigo é a ferida que nos faz lembrar que, de nossa habilidade em ser boa mãe, dependerá a vida de um serzinho tão querido. Ah, que profundo! Não é à toa que esse blog está todo babado.

2 comentários:

  1. Eita Julelê! Já viu o que te espera, né? =P
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Bom,em primeiro lugar,PARABÉNS pela Júlia Letícia.Felicidades a v6 três sempre.

    Em sgundo....umbigo de bebê dá mesmo agonia e é tão especial que às vezes as pessoas muuuuito mais velhas - tipo Édipos cinquentões - ainda ouvem a frase: "Você precisa cortar o cordão umbilical e ir viver a sua vida." ;assim,deixem que esse trocinho caia,mas com os devidos cuidados.

    Bjs

    Lícia

    ResponderExcluir