quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pais de primeira viagem!


Nossa pequeninha finalmente está prestes a chegar. Tudo pronto para estreia: enxoval, carrinho, banheira, bercinho, o armário lotado de roupas e grifes preferidas de fraldas, a mala da maternidade, o médico, o hospital... A lista já foi checada inúmeras vezes e até que ela venha ao mundo, o procedimento será repetido, sem a garantia de que nada será esquecido no grande dia.

No entanto, fico me perguntando se está tudo certo com o principal: os pais. A sensação que dá é que nossa princesinha vai chegar e encontrar os pais ainda prematuros, a mãe então, nem se fala. Já vi milhares de vídeos na internet: aprenda a trocar fralda, como colocar para arrotar, como segurar o bebê corretamente, como cuidar do umbigo (essa preocupação renderá um post exclusivo), como fazer isso e aquilo. Puxa, se depender da internet, estou prontíssima. E se contar com os conselhos...

Aliás, esses são os melhores. Principalmente, quando eles vêm de pessoas que já passaram pela experiência da maternidade, em outras encarnações, é claro. Hoje pela manhã, uma amiga me indicou com a melhor das intenções um curso de bebês com bonecas que parecem bebês de verdade. Nada contra o curso, eu até pensei em fazer. Mas quando vi uma foto da tal boneca (olha a foto da criatura acima!). Ah, meu Deus! Fiquei com medo. Parece um bichinho empalhado daqueles que os caçadores colocam na parede. Achei melhor abstrair!

Foram nove meses de uma gestação que posso chamar de perfeita. Com muita energia e correria de fazer mil coisas ao mesmo tempo. Então agora só basta relaxar e gozar. No sentido metafórico, é claro. Afinal, não pretendo ter um parto orgásmico como vi numa reportagem sem vergonha da revistatpm.com.br, como sugere o próprio título Parir e Gozar.

Confesso que o primeiro filho, de fato, assusta. Mas acho que o mais importante do que se agarrar em dicas prontas é deixar a emoção fluir e deixar acontecer, aprender na marra, como diz um amigo com experiências paternas comprovadas nesta vida.
O importante é não desistir, afinal, nossa filhota não desistiu da gente e está pronta para aprender tudo o que temos a ensinar. Apesar da ansiedade, eu continuo aprendendo com ela a cada dia. E daqui para frente, mamãe Pri e papai Claudio vão compartilhar com vocês a emoção e os apuros de pais de primeira viagem!

5 comentários:

  1. ah que foto mais fofa...eu imagino a Julia Leticia assim mesmo: muito linda e tão querida quanto os pais! Eu entendo bem essa sensação de despreparo, mas tenho certeza absoluta que vc vai ser uma mãe maravilhosa, já é! Eu já tô ansiosa para ver a carinha da Julia Leticia, imagino o quanto vcs tb devem estar ansiosos! E, ainda mais nessa reta final, pode contar comigo para o que precisar! Só desejo coisas boas e tudo o que há de melhor nessa vida para vcs três ! Um beijo grande da Ciça, do meu pequenino ainda sem nome e do tiago!

    ResponderExcluir
  2. A Pri vai ser a mamãe mais curuja que existe!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal. Adorei a idéia do blog. Desejo muitíssimas felicidades para o trio parada dura! Tudo vai se ajustar. Ontem mesmo encontrei uma amiga que o bebê já está com nove meses. Como é engraçado. A gente percebe a mudança dos pessoas, quando se tornam pais. Espero que estejam serenos, porém excitados para receber a Julia. Votos de felicidades sempre. bjo Ju

    ResponderExcluir
  4. A Júlia Leticia certamente terá os olhos assim, com lápis de olho desde a maternidade, né mamãe!!!lidissima!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Compartilho de suas angústias!

    Acho que o principal conselho é não ouça os palpiteiros de plantão e siga seu pediatra (abuse dele, inclusive, sem medo, pergunte tudo). Vai ter muita gente à sua volta transbordando de amor e boas-intenções mas cujas informações e experiências podem não bater com o que se sabe hoje.

    E a outra coisa é que o pai só nasce quando o filho nasce, e é um tão zerado quanto o outro, vocês aprendem juntos. O bebê é mais forte do que a gente imagina e por milhões de gerações pais e filhos dão um jeito. Afinal, qualquer café-com-leite despreparado pode ter um filho e no fium dá tudo certo. A gente faz o melhor que pode e isso basta.

    Grande abraço e boa hora!

    ResponderExcluir